top of page

MULHERES 

INVISÍVEIS

As revolucionárias marginalizadas que inspiram a força e luta feminista artística e individual

Nós somos

LUTA

Mulheres na pintura rupestre

  • Foto do escritor: Larissa Morelli
    Larissa Morelli
  • 18 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura


ree

Um estudo feito a partir da análise das marcas de mãos deixadas nas cavernas, pelo arqueólogo Dean Snow da Universidade da Pensilvânia, sugere que 3/4 das pinturas foram feitas por mulheres, mostrando que elas foram as pioneiras da arte.

Ele analisou oito cavernas da Espanha e França e criou um logaritimo (uma base fixa pra ser usada em varias pinturas de um mesmo local) comparando as marcas supostamente femininas e masculinas, observando a diferença nos dedos. Disse que as técnicas usadas pela equipe para estudar os moldes de mãos da Europa podem ser aplicados a outras áreas do mundo, mas só se os algoritmos forem desenvolvidos se basendo em populações de referência relevantes.



"Houve um preconceito masculino na literatura por um longo tempo", disse Snow, cuja pesquisa foi apoiada pelo Comitê de Pesquisa e Exploração da National Geographic Society. "As pessoas fizeram muitas suposições sobre quem fez essas coisas e por quê."

Arqueólogos encontraram centenas de estênceis de mão nas paredes das cavernas em todo o mundo. Como muitas dessas pinturas antigas também mostram animais de caça - bisões, renas, cavalos, mamutes peludos - muitos pesquisadores propuseram que eles foram feitos por caçadores machos, talvez para registrar suas mortes ou como uma espécie de "magia de caça" para melhorar o sucesso dos animais. uma próxima caçada. O novo estudo sugere o contrário.


ree

"Na maioria das sociedades de caçadores-coletores, são os homens que matam. Mas geralmente são as mulheres que levam a carne de volta ao acampamento e as mulheres estão tão preocupadas com a produtividade da caça quanto os homens", disse Snow. "Não foi apenas um bando de caras lá fora perseguindo o bisão."

De acordo com o documentário da BBC, Como a arte fez o mundo, a partir de estudos de sociedades tribais que ainda habitam regiões parecidas com as que são encontradas as cavernas, as pinturas foram produzidas em rituais religiosos associados ao uso de alucinógenos. Isso explicaria o fato dos animais representados não se parecerem com os que eram caçados. O novo estudo não desconsidera a teoria do xamã, acrescentou Whitley, porque em algumas sociedades de caçadores-coletores os xamãs são femininos ou transgêneros (SIM! EXISTIAM TRANSGÊNEROS).

Essas informações são relevantes não só para a compreensão das estruturas sociais antigas, mas principalmente, para a compreensão sobre o significado da Arte para nós. A arte está associada à capacidade de abstração e ao lazer, uma atividade não relacionada às obrigações sociais vigentes e ao longo da história, tem sido registrada, equivocadamente, como uma atividade mais associada aos homens.

Os estudos então demonstrariam uma tendência ainda muito mais antiga do apagamento feminino do que imaginávamos, uma vez que muito do que foi atribuído aos homens até hoje, possa ter sido produzido por mulheres.



As cavernas mais importantes com as mãos pintadas são as de El Castillo e Maltravieso na Espanha e Gargas, Tibiran e Pech-Merle. Mas há muitos mais cavernas com impressões de mãos em suas paredes: Atapuerca, na Espanha, Altamira, El Pinal, Santián e Pasiega. França estão em Le Portel, Badeilhac, Ganties-Montespan, Trois-Freres, Rocadour, Cap Blamc, Sergeac, Font-de-Gaume, Bernifal, Combarelles, Beyssac, Arachambeau, Bara-Bahau, Baume-Latrone, Collias e Grotte du Vega. Há também são pintadas em cavernas Argentina, Borneo, África e Austrália.



Fontes:

https://news.nationalgeographic.com/news/2013/10/131008-women-handprints-oldest-neolithic-cave-art/


https://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2013/10/131018_pintura_cavernas_mulheres_fn


http://minasnerds.com.br/2017/07/27/as-mulheres-e-as-pinturas-rupestres/



Comentários


Início: Blog2

"Não sou livre enquanto outra 

mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas"

Audre Lorde

Sobre

Em uma sociedade que ainda não da o devido valor a artistas mulheres, é necessário popularizar essas revolucionárias que inspiram artisticamente e em suas lutas e resgatar a memória das que foram esquecidas, marginalizadas e/ou têm fatos de suas vidas invisibilizados, por meio da história, sociologia e arte.

Pretendo publicar artistas mais conhecidas e menos conhecidas, pois todas tem grandes histórias.

Cadastre-se

Mantenha-se atualizado

ENTRE EM CONTATO

Tel: (11) 99702-2805

  • instagram

Suas informações foram enviadas com sucesso!

Seguir

  • instagram

©2019 by Mulheres artistas invisíveis. Proudly created with Wix.com

bottom of page